O que considerar ao lançar uma marca de cosméticos

O mercado de cosméticos é um dos mais promissores no Brasil, já que há cada vez mais pessoas interessadas nos cuidados corporais, faciais, capilares, tratamentos de rejuvenescimento, entre outros. Mas, afinal, o que considerar ao lançar uma marca de cosméticos?

A seguir, trouxemos 6 pontos fundamentais que devem ser considerados ao lançar sua marca. Boa leitura!

  1. Comece com um plano de negócios

Toda ideia de negócio começa por um bom planejamento, neste caso, o plano de negócios. É esse documento que define os próximos passos e escolhas. Nele, você informará o seu público-alvo, informações detalhadas sobre esse público como seus hábitos de consumo, qual o investimento inicial, seus concorrentes, entre outras informações relevantes.

Tudo isso vai servir para guiar os próximos passos da sua marca e te ajudar em escolhas importantes como fornecedores, valor médio dos produtos e muito mais.

  1. Registro de marca

Toda marca deve se atentar às burocracias envolvidas no processo de abertura de marca. Neste caso, além do CNPJ, é preciso registrar sua marca junto ao INPI, pois apenas assim você garante os direitos autorais sobre a sua empresa. Dessa forma, é possível registrar o nome e até mesmo produtos. Vale contratar uma empresa especializada para não passar por imprevistos neste momento.

  1. Tenha um bom fornecedor

Muito mais do que uma simples compra de insumos ou produtos, o seu contato com o fornecedor é uma verdadeira parceria. Afinal, esse contato é fundamental para garantir preços atrativos, entregas no prazo, além de oferecer a melhor experiência para os seus clientes. No caso dos cosméticos, os fornecedores devem ser confiáveis e oferecer o laudo de todos os insumos.

Portanto, considere esse ponto de forma estratégica ao abrir sua marca de cosméticos.

  1. Tenha uma projeção de gastos mensais

No plano de negócios você precisará inserir o seu investimento inicial. Mas além dele, também há uma série de gastos fixos mensais, como a folha de pagamento, aluguel, contas básicas como energia elétrica e água, além de precisar reinvestir parte do lucro em reinvestimento no negócio. Por isso, faça uma projeção para garantir a saúde financeira da marca.

  1. Considere começar no digital

Ter um espaço físico para receber as pessoas oferece uma experiência incrível ao cliente, que pode experimentar os produtos. Contudo, um espaço físico exige uma série de investimentos, que convenhamos, não é acessível para todos. Começar no e-commerce exige uma equipe reduzida para o atendimento, gastos com o site e um local para o estoque.

Ou seja, os custos são bem mais acessíveis do que uma loja física.

  1. Saiba o que não pode faltar para uma marca de cosméticos

Por fim, é preciso saber o que não pode faltar para uma marca de cosméticos. É preciso saber quais produtos oferecer, de maneira que complementem uns aos outros, além disso, para as vendas online, boas fotos e descrições detalhadas. Selecionamos alguns pontos fundamentais neste sentido:

  • Mix de produtos atrativos;
  • Imagens de qualidade;
  • Personalidade;
  • Boa descrição dos produtos, especialmente para as vendas online.

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