Conheça as 6 principais doenças que afetam os pulmões

Os pulmões são dois grandes órgãos de tamanho diferentes localizados na caixa toráxica, ou seja, ficam bem no meio do peito e ocupam boa parte desse espaço. Por dentro, eles são como uma esponja, justamente por causa dos alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essa função é conhecida como hematose.

A hematose ocorre quando o oxigênio proveniente da respiração passa para o sangue presente nos capilares sanguíneos que envolvem os alvéolos, e o gás carbônico presente no sangue difunde-se, então, para o interior dos alvéolos. “Essa troca gasosa garante que todas as células recebam o oxigênio necessário para a realização da respiração celular, além de eliminar o que foi produzido nas atividades celulares e não é mais necessário”, explica o médico nutrólogo e especialista em medicina ortomolecular, Dr. Murilo Picanço.

O médico explica ainda que, na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. “Quando o diafragma se contrai, chamamos o processo de inspiração. Quando o diafragma relaxa, chamamos de expiração”, diz.

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias podem ser agudas, ou seja, com duração e tratamento curtos; e crônicas, que acompanham a pessoa por um longo tempo ou até a vida inteira.

“Gripe e pneumonia são exemplos de doenças respiratórias agudas. A Covid-19 pode ser incluída nesse contexto, já que é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, que atinge o sistema respiratório e que pode levar ao aparecimento de sintomas até 14 dias após a infecção”, comenta Dr. Murilo.

As doenças respiratórias crônicas representam cerca de 7% da mortalidade global, o que corresponde a 4,2 milhões de óbitos anuais. No Brasil, elas foram a terceira causa de morte antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

6 principais doenças que afetam os pulmões

  1. Bronquite: Inflamação das vias respiratórias, mais especificamente dos brônquios. As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria.
  2. Tuberculose: Doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões. No Brasil, é um sério problema de saúde pública, já que a cada ano são notificados, aproximadamente, 70 mil novos casos.
  3. Enfisema pulmonar: Doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. O principal sintoma é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente.
  4. Pneumonia: Infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido.
  5. Asma: É uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.
  6. Câncer de pulmão: Dois tipos principais de câncer de pulmão são câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de pulmão de células pequenas. As causas de câncer de pulmão incluem tabagismo, fumo passivo, exposição a determinadas toxinas e histórico familiar.

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato