Outubro Rosa: Conheça 5 sintomas do câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás somente do câncer de pele e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados mais de 60 mil casos por ano no Brasil.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células cancerígenas na mama, que formam um tumor que pode invadir outros órgãos. Como existem vários tipos de câncer de mama, a doença poderá se desenvolver de diferentes formas.

“A doença pode se desenvolver rápido ou lentamente, dependendo do tumor, mas a maioria dos casos, quando tratados adequadamente e no tempo certo, as chances de cura chegam a 95%”, explica Dr. Murilo Picanço, médico nutrólogo e especialista em medicina ortomolecular.

Não existe somente um fator de risco para o câncer de mama, no entanto, a idade acima dos 50 anos é considerada o mais importante.

5 sintomas do câncer de mama

É possível que, em alguns casos, o câncer de mama não apresente sintomas, por isso, fazer o autoexame e o acompanhamento médico preventivo é tão importante. “Para as mulheres acima dos 40 anos, a mamografia é o exame mais indicado”, comenta Dr. Murilo.

O câncer de mama pode se manifestar de diversas formas, por isso é necessário ficar atenta aos sinais. Conheça os 5 principais sintomas:

  1. Nódulo duro e indolor;
  2. Pele avermelhada ou parecendo casca de laranja;
  3. Inversão do mamilo;
  4. Saída de líquido anormal pelos mamilos;
  5. Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Oficialmente, dia 19 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato