Dia do Meio Ambiente: Você sabe a importância dessa data?

O dia 5 de junho foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, como o Dia do Meio Ambiente, data que se tornou a principal plataforma global para sensibilizar sobre a importância da natureza, sempre com um tema a ser seguido.

Além disso, no Brasil a data marca ainda a Semana do Meio Ambiente, criada através de um decreto federal em 1981, com o intuito de incluir a sociedade na discussão de pautas sobre a preservação da natureza no país.

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é sediado pelo Paquistão e tem como tema a “Restauração de Ecossistemas”, com a campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”. A data também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.

Restauração de Ecossistemas

Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente faz um chamado urgente para reavivar nossos ecossistemas danificados. Os seres humanos estão perdendo e destruindo as bases de sua sobrevivência em um ritmo alarmante. Mais de 4,7 milhões de hectares de florestas – uma área maior do que a Dinamarca – são perdidos todos os anos.

Como resultado, a perda dos ecossistemas está privando o mundo de reservatórios de carbono, como florestas e turfeiras. As emissões globais de gases de efeito estufa aumentaram por três anos consecutivos e o planeta está a caminho de uma mudança climática potencialmente catastrófica.

Ao reduzir a área de habitat natural para a vida selvagem, criamos as condições ideais para os patógenos se espalharem, algo que foi colocado em foco com o surgimento da Covid-19.

Vida que vem da terra

Cuidar do meio ambiente sempre foi uma das principais responsabilidades da Ekobé, e isso está estampado, inclusive, em seu nome: Ekobé é uma palavra originária do antigo dialeto Tupi-Guarani que significa “vida que vem da terra”.

Por isso, além de trabalhar com produtos naturalmente saudáveis, a empresa ainda aposta em ações sustentáveis em benefício do planeta. Exemplo disso, é que a Ekobé conta com o selo “Empresa Amiga da Natureza, um reconhecimento às empresas que respeitam o meio ambiente e estão com suas obrigações ambientais em dia.

O selo é uma iniciativa da ACERVIR Florestal e a Ekobé, além de participar dos projetos da entidade, ainda doa mensalmente um valor que é revertido ao reflorestamento de áreas de preservação permanente, conservação de nascentes e da biodiversidade da fauna e flora brasileira.

Já assistiu nosso vídeo sobre a semana do meio ambiente? Vem conferir!

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato